terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Com meio cérebro, mulher tem vida normal; livro mostra como órgão se adapta


O pisquiatra de origem canadense Norman Doidge pretende derrubar paradigmas de como a ciência entende o principal órgão humano no livro "O Cérebro que se Transforma" (Record, 2012). Na obra, o autor combate a ideia de que o encéfalo, mesmo em adultos, é imutável.

Escrito em linguagem simples, o volume fala sobre um novo ramo do conhecimento chamado neuroplastia e resgata histórias de pacientes com deficiências ou danos cerebrais que tiveram sua condição revertida de forma a desafiar o entendimento científico.
Entre os casos, estão a história de uma mulher que nasceu sem metade do cérebro, o órgão se adaptou e ela conseguiu ter uma vida normal, cegos que voltaram a enxergar, vítimas de derrame que se recuperaram e deficientes mentais que tiveram sua condição curada.
A cada história, o autor entrevista especialistas da área que explicam como o cérebro conseguiu reagir e adaptar-se às novas exigências. No exterior, o autor foi elogiado por conseguir traduzir a linguagem científica com clareza para os leitores em geral.

Autor: Norman Doidge
Editora: Record
Páginas: 420
Quanto: R$ 52,90 (preço promocional*)

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário