terça-feira, 18 de outubro de 2011

Falta de animo e desmotivado?


Acorda de manhã e não sabe por onde começar, alias nem dá vontade de sair da cama. Não é por não saber o que fazer pois tem na cabeça tudo o que deve ser feito, mas não tem o menor animo para nada. Tudo parece sem graça e precisa de, literalmente, se arrastar para fazer qualquer coisa. Estamos falando do típico desanimado.

Porque tamanha falta de motivação?
Por não termos a sensação de que seremos bem sucedidos nestas tarefas que "precisamos" fazer.
Vou explicar melhor: Nosso cérebro é constituído por uma região responsável pelas recompensas. Tudo o que a gente faz e tem boas recompensas teremos vontade de fazer de novo. O inverso também é verdadeiro, tudo o que fizermos que der resultados dolorosos não seremos mais impulsionados para atividades iguais ou parecidas.
Parece obvio, não? Tudo o que é bom desejaremos mais, o que for ruim nos afastaremos. Mas a grande subjetividade do ser humano complica tudo pois, muitas vezes nós não nos damos o direito de não gostar de alguma coisa e assim não temos a consciência do porque fugimos destas coisas. Por exemplo, você tem que limpar o armário, sabe que ter um armário limpo é muito bom, agradável e facilita para encontrar suas coisas, mas nada disso é suficiente para pular de alegria quando pensa em limpar armário? Porque, se teoricamente o resultado é positivo não deveríamos desejar a atividade? Te respondo: porque no fundo você não foca o resultado final, ou seja, sua vida mais prática ao encontrar cada objeto seu rapidamente por ter um armário limpo. Ao invés disso você foca no processo, ou seja no tempo que usará para limpar este armário e no trabalho que dará ao procurar panos de limpeza, pegar o balde água, etc.
Dei o exemplo da limpeza de armário, mas para entender o seu desanimo você pode colocar no lugar qualquer atividade sua: Ir à escola, ligar para os clientes, almoçar com amigos, comprar um presente, fazer academia, organizar uma pizza em casa, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário