terça-feira, 18 de outubro de 2011

Falta de atenção / Erros por distração


- Por que nos distraímos?
Distraímos-nos porque algum assunto interno está chamando a nossa atenção. Se você tiver algo muito bom, ou muito ruim, em sua mente, esse assunto terá uma carga emocional mais forte do que a aula que você deveria estar assistindo, ás solicitações do cliente a sua frente ou ás informações que seu chefe estaria dando naquele momento. Essa carga emocional seqüestrará sua atenção e fará você nem perceber o que este professor, cliente ou chefe quer de você.  
O senso comum entende que distrair significa não pensar em nada. Isso é impossível, nossa mente simplesmente não pára. O que acontece é que voltamos nossa mente para conteúdos internos, algumas vezes prazerosos como lembranças referentes ao namorado, outras vezes são as preocupações que tiram nosso foco no que está acontecendo a nossa volta.
Distrair significa que não estamos com a atenção voltada para o que seria importante naquele momento. Quando falamos que a pessoa está com a “cabeça no mundo da lua” não significa que ela não está pensando em nada, significa que ela não está pensando em nada que gostaríamos que pensasse.
Nos distraímos porque tentamos prestar atenção a dois assuntos ao mesmo tempo mas, como dizia minha avó: “Tenta cuidar de duas tartaruguinhas mas deixa uma fugir”.

- O que impede que consigamos nos focar em uma determinada tarefa?
Tudo o que for considerado muito interessante te impedirá de focar nas tarefas. Tanto pode ser coisas positivas como negativas. A festa para qual você foi convidado pode ser muito interessante, mas a dívida do cartão de crédito também será de seu interesse e com isso tirarão seu foco.

- Porque erramos com a distração?
Erramos porque nosso cérebro simplesmente não consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo. Alunos criticam os professores por não permitir que se use o celular, nem para mensagem de texto, durante a aula. Eles garantem que conseguem prestar atenção no professor e em suas mensagens. Mas pesquisadores avaliaram o cérebro de pessoas que tentam fazer duas coisas ao mesmo e foi percebido que a qualidade de raciocínio cai drasticamente. Eles alunos gostam de pensar que conseguem, assim como alguns gostam de pensar que conseguem falar ao celular e continuar sendo ótimos motoristas, mas é só estar ao lado de um destes “faladores ao celular no transito” para perceber a desgraça que acontece.

- De que forma esses erros auxiliam no aprendizado ao longo da vida?
Cada erro nos dá a informação do que não fazer na próxima vez. Mas você só vai aprender se estiver disposto a melhorar. Se você insiste que “não tem o menor problema que o cliente vá embora só porque você estava distraído e não percebeu que ele queria alguma coisa”, você nunca vai aprender nada.

- Errar por distração é um processo natural? Por que?
Faz parte do ser humano, mas deve ser combatido. Devemos nos entregar as distrações quando não houver ninguém esperando por nós e nem estivermos perdendo emprego e aulas devido à distração.

- A distração pode ser produtiva?
Sim, será produtiva quando você separar tempo para ela, ou seja, não prejudicará nada nem ninguém. A entrega á distração, aos pensamentos “flutuantes” pode ser um excelente combustível da criatividade. Deixar seus pensamentos irem longe, sem censuras pode ser tanto delicioso como produtivo. São estes momentos que dão luz a grandes idéias e projetos inovadores.

- Como podemos evitar ou diminuir esses erros? Existem hábitos que auxiliam a concentração?
Tenho uma excelente dica para auxiliar na concentração: Diga a si mesmo, em voz alta se possível, no que você deve focar naquele momento. Algo do tipo “Joãozinho olhe para o professor lá na frente e observe tudo o que ele está dizendo e fazendo”.
Isso se chama auto-instrução. Nosso cérebro não só aceita, mas precisa de instruções. Normalmente o deixamos a deriva. Se você comandar seu cérebro ele será seu aliado, se não der instruções você será seu escravo.
Se não for possível dar o comando em voz alta, faça para si mesmo. Por exemplo, alguns não conseguem ler este texto até o fim sem ter que voltar algumas vezes, pois se distraíram e não sabem mais o que estão lendo, então você dirá a você mesmo: “Fique com seus olhos e mente sobre este texto, é bem importante você aprender mais sobre você mesmo, você pode aprender coisas que poderá mudar sua vida”.

- Quais situações aumentam as chances de falhar?
Atividades repetitivas. Atividades feitas sem interesse. Atividades as quais não vemos sentido.

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