Se te apresentam alguém que todo mundo acha muito legal mas você achou que ele é mesmo um falso... Cuidado, você pode estar vendo nesta pessoa uma falta de espontaneidade que há em você mesmo.
Se para todo lado que você olha só vê gente mentirosa, talvez você esteja com dificuldades em ser sincero contigo mesmo.
Sabe por que isso acontece? Por conta de um mecanismo que poucos se dão conta chamado “percepção seletiva”. Você pode dar uma volta pela calçada, e voltar achando que foi um passeio maravilhoso ou achar que foi terrível, depende só de suapercepção.
Alguns dão uma volta no quarteirão e só notam os “cocôs de cachorro” pelos cantos.
Outros vão pela mesma calçada e observam cada flor, cada grama nascendo por entre as rachaduras da calçada enfeitando todo o redor.
Aqueles que só reparam no cocô de cachorro tem dentro de si algo meio sujo, mal cheiroso, muitas mágoas, e vivencias ruins.
O que percebeu as flores viveu com mais intensidade as coisas positivas. Não que esta pessoa tenha só vitorias em sua vida, ele com certeza teve sua parcela de dissabores, mas não permitiu que estes fatos fossem predominantes.
Para te provar que vemos o que na realidade é o que temos na cabeça (e não o que de fato está sendo apresentado, leia o texto abaixo:
De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma ttaol bçguana que vcoê pdoe anida ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo
Tenho certeza que você leu o texto todinho, percebeu sentido nisto. Mas o que você leu foi o que você tinha em sua mente, porque o que temos acima é apenas um monte de letras embaralhadas. Se você não soubesse falar português não leria uma linha, mas como sabe seu cérebro lhe deu uma mãozinha e mudou a ordem das letras em sua cabeça para que lhe fizesse sentido.
Possuímos esta capacidade para facilitar nossa interação com o meio ambiente. Mas este texto nos faz pensar em tudo o que “percebemos” sem de fato ser o que realmente aconteceu – você é que reorganiza o que vê para que faça sentido com a vivencia que já possui.
Ou seja, você tende a ver o conhece, tende a ver o que tem dentro de você.
Minha dica: Se você anda vendo muita coisa que te deixa angustiada, dê uma virada em sua vida, se permita ver o outro lado da moeda que com certeza existe, mas você simplesmente está cego para ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário